2007-05-09

Já sou dadora e eleitora

Quando fiz 18 anos tinha três grandes objectivos que queria cumprir: Ser dadora de sangue, recensear-me e tornar-me candidata a dadora de medula óssea. Porque acho que, se podemos fazer alguma coisa para salvar umas quantas vidas e se isso não nos custa quase nada, não vejo motivo para não o fazermos. Dois dos objectivos já estão cumpridos: doar sangue e recensear-me.
Sou a eleitora nº 13346, com o privilégio de ter a assinatura da minha mãe no meu cartão de eleitor e hoje fui dar sangue pela primeira vez. Ultrapassei todos os meus complexos com a extracção de sangue do meu braço e consegui! Ao contrário do que todos podiam dizer, ou pelo menos aqueles que já me viram a fazer uma enorme fita por ter que fazer umas simples análises, enchi um saco enorme com sangue e ultrapassei os medos todos. E agora tenho um hematoma gigantesco no braço porque a minha veia rebentou, mas consegui, por uma causa maior. E foi mesmo fixe, saí de lá mesmo contente. Na sala em frente, com a porta aberta, estava um senhor a receber sangue, o que ainda me deixou com uma sensação ainda melhor. Daqui a 4 meses repito a proeza!
Reconheço todo o mérito às duas enfermeiras e à médica que me atenderam no Banco de Sangue de Évora, que foram muito simpáticas e atenciosas, ao contrário do que já me habituei naquele hospital. Não me deixaram desamparada nem por um segundo, tiveram em conta os meus medos todos e foram bastante esclarecedoras. A médica até dise que eu tinha óptimas condições para me tornar dadora, se ultrapassasse os medos, e que tinha quase 15 de hemoglobina (o que quer que isso queira dizer) o que é excelente para uma mulher.
Agora só falta tornar-me candidata a dadora de medula óssea, mas lá chegarei! Aconselho a todos que possam dar sangue a experimentar. Podem saber tudo sobre doação de sangue no site do Instituto Português do Sangue.

2007-05-06

Pois.



"People can do good things. But if their instincts are not good either God doesn't exist or he is unimaginably cruel.... If you believe in eternity then life is irrelevant. The same as a bug is irrelevant in comparison to the universe.""

Arctic Monkeys - Old Yellow Bricks


Rota de colisãO

Lá, entre o Sol e o Si